Dia do Rock Guitar Hero

Guitar Hero tornou todo dia uma celebração do rock ‘n roll

Numa época em que o rock já vinha começando a perder o seu espaço para o hip-hop, a Harmonix lançou um jogo que recolocou o gênero novamente na crista da onda: Guitar Hero. Lançado em 2005, o jogo deu a oportunidade dos jogadores se tornarem estrelas do rock (pelo menos nos games).

A jogabilidade era simples: bastava você apertar o botão correto no momento exato em que um acorde passasse na tela de sua televisão. Com grandes hinos do rock, uma geração inteira de jovens pôde ser apresentada ao gênero e os veteranos de plantão ficaram com os olhos brilhando.

Os dois primeiros jogos da franquia foram um grande sucesso e muitas bandas acabaram se beneficiando disso. Muitos viram as vendas de seus discos crescerem por conta de Guitar Hero. Algumas delas foram mais além, lançando versões do game focadas apenas em seus sucessos.

Bandas como Aerosmith, Metallica e Van Halen souberam aproveitar bem e enxergar um mercado além do tradicional para se manterem atuais e atingirem um público que já não via no rock seu ritmo preferido.

A diversão era garantida. Algumas músicas conseguiam cativar muito por conta de sua melodia, enquanto outras já seguravam jogadores pela sua dificuldade. Quem nunca cansou os dedos tocando o solo de “Free Bird” em Guitar Hero II? Ou passou horas e horas para conseguir sobreviver em “Through the Fire and Flames” do Dragon Force?

Com o passar dos anos, a série acabou se enfraquecendo, muito por conta das publishers terem definido que apenas que a série Guitar Hero e sua rival Rock Band só funcionariam com os instrumentos oficiais, aposentando o velho e bom joystick.

Gosto de lembrar que todo dia era dia de rock na minha televisão, com horas de música boa e muitos desafios para conseguir atingir a marca de 100% nas dezenas de canções que foram disponibilizadas ao longo dos anos.

Já jogou Guitar Hero ou Rock Band? Se não, deixo abaixo as cinco canções que mais me marcaram naquela época de jogatina:

Lynyrd Skynyrd – Free Bird

Metallica – One

Slayer – Raining Blood

Van Halen – Eruption 

Dragon Force – Through the Fire and Flames

 

Behemoth chega a Monster Hunter: World em agosto

Próxima Notícia »

World of Warcraft ganhará grande atualização na próxima semana