Melina Juergens

Conheça Melina Juergens, atriz premiada de Hellblade: Senua’s Sacrifice

Hellblade: Senua’s Sacrifice foi um dos grandes jogos lançados em 2017. Desenvolvido pelo estúdio Ninja Theory (DMC: Devil May Cry e Bayonetta), o game exclusivo de PlayStation 4 abordou um tema sensível para muitas pessoas: distúrbios psicológicos, em especial a psicose. Inserido na cultura nórdica, a trama traz a jornada de Senua, que sai em busca da alma de seu amado em Hellheim, onde precisará enfrentar a deusa da morte Hela.

Nesse contexto, a protagonista precisa enfrentar a sua condição mental, o que ela chama de “escuridão”. Durante a campanha, você vai compreendendo que Senua possui traumas de infância por conta da morte da mãe, que morreu queimada pelo pai da jovem por sofrer da mesma doença mental.

A jornada de Senua acaba se tornando uma batalha entre a aceitação de sua psicose contra o medo que ela possui de sua própria mente, algo que foi amplificado por seu próprio pai, que sempre a incentivou a combater essa “escuridão”.

A atriz de captura de movimentos que deu vida à Senua, Melina Juergens, viu a sua vida mudar muito depois de emprestar as suas feições e movimentos para a criação da heroína da história. Ela foi premiada na categoria de Melhor Perfomance no The Game Awards, o Oscar dos games, isso sem nunca ter feito algo parecido antes.

A alemã – que possui fortes laços com o Brasil por ser noiva do lutador de MMA Ederson Lion Macedo – enfatizou a importância de os jogos abordarem temas sensíveis às pessoas como forma de conscientização e até para compreender melhor o que uma pessoa com psicose sofre por não saber o que é real e o que é fruto de sua mente.

“Eu acho que os jogos são um ótimo meio para educar as pessoas sobre todos os tipos de temas diferentes, no nosso caso, saúde mental. Eu acho que nós conseguimos dar às pessoas uma experiência muito perspicaz e realista, que os fez entender o assunto muito melhor”, explica.

Senua's Sacrifice

Com Hellblade, os jogadores seguem todos os surtos que Senua vai sofrendo durante todo o seu caminho para Hel. A protagonista por diversas vezes ouve vozes tentando tirá-la de seu caminho, travando uma eterna luta para não se perder completamente na “Escuridão”. Melina destaca que é difícil compreender uma doença que não é visível aos olhos dos outros e que os jogos podem servir como ensinamento para muitos assuntos.

“As condições de saúde mental são difíceis de explicar para pessoas que não sofrem com elas mesmas, porque muitas vezes essas condições não são visíveis para outras pessoas. É fácil enfatizar com doenças físicas visíveis, mas se você não pode vê-la de fora, é difícil para os outros entenderem. Penso que os jogadores do Hellblade podem experimentá-lo de primeira mão e eles poderão enfatizar melhor depois. Eu acho que você poderia fazer isso com muitos outros assuntos também”, completa.

Com uma atuação brilhante e cheia de emoção, Juergens foi uma das grandes responsáveis pelo sucesso de Hellblade: Senua’s Sacrifice. O título vem sendo premiado e aclamado em diversos países do mundo e a editora de vídeos da Ninja Theory vem conquistando um grande reconhecimento. O mais engraçado nisso tudo é que Melina acabou se tornando Senua meio que por acaso.

Após a atriz original deixar o projeto, o diretor criativo Tameem Antoniades pediu para que Melina atuasse em algumas cenas para testes e acabou gostando do que viu. Tímida, a alemã precisou vencer seus medos para se jogar numa experiência inédita na sua vida e que certamente não se arrependerá nunca em ter feito.

A jovem trabalha na Ninja Theory desde 2012, mas como editora de vídeos. Ela estava responsável pela criação de vídeos focados no diário de desenvolvimento do projeto antes de ser surpreendida pelo convite.

“Hellblade foi minha primeira experiência com atuação. Eu nunca fiz nada assim antes. Atuar na frente das pessoas geralmente é algo que eu tentei evitar toda a minha vida. Tenho trabalhado como editora de vídeo para a Ninja Theory desde 2012 e meu trabalho real em Hellblade foi filmar os bastidores e criar diários de desenvolvimento sobre o jogo, há 30 deles que você pode assistir no Canal Youtube da Ninja Theory”, conta.

“Como eu me tornei Senua foi uma coincidência, porque apenas alguns meses depois do início do projeto, a atriz original saiu para assumir outro papel, então meus colegas me pediram para entrar e ajudar com experiências de tecnologia. Eu estava experimentando o equipamento de mocap (captura de movimentos) e fazendo vários testes para eles, mas um dia o diretor Tameem Antoniades me pediu para fazer uma cena”, continua.

“No começo, não queria fazê-la porque eu era muito tímida para atuar na frente dos meus colegas, mas depois de pensar muito e ensaiando sozinha, decidi aproveitar a oportunidade, principalmente para me provar que eu podia fazer coisas fora da minha zona de conforto. Surpreendentemente, Tameem viu o potencial no meu desempenho e me ofereceu o papel e isso foi muito inesperado”, finaliza.

“Acho que as pessoas sentiram que as emoções eram reais”

Melina Juergens revelou para nós que ficou chocada com o tanto de elogios positivos que sua performance tem lhe rendido. Por ser a sua primeira experiência como atriz, a jovem ficou naturalmente preocupada com o que a crítica iria dizer sobre a sua atuação.

“Ainda estou um pouco chocada por todos os comentários positivos que estou recebendo, eu realmente não esperava porque não tinha experiências de atuação anteriores. Eu temia o dia do lançamento de Hellblade, estava preocupada que as pessoas seriam muito críticas sobre o meu desempenho”, disse.

Após o feedback positivo, a editora de vídeos pensou um pouco no que poderia tê-los feito gostar tanto de Senua. Ela explica que tentou não apenas atuar, mas também passar suas próprias experiências pessoais para dar mais profundidade à personagem.

“Talvez eles tenham gostado porque não tentei atuar, mas tentei reviver minhas próprias experiências pessoais e usei essas emoções em minhas performances. Eu acho que é por isso que as pessoas podem sentir as emoções de Senua tão profundamente, porque as lutas eram reais”, revela.

Melina Juergens como Senua

“Receber o prêmio de Melhor Performance foi surreal”

Em dezembro de 2017, Melina Juergens teve o seu trabalho reconhecido ao ganhar o prêmio de Melhor Perfomance no The Game Awards. Ela recebeu a conquista das mãos de nada mais, nada menos do que Andy Serkis, ator renomado na captura de movimentos, tendo trabalhado em papéis como Gollum em “O Senhor dos Anéis”, Cesar na nova trilogia de “O Planeta dos Macacos” e mais recentemente como Snoke em “Star Wars”.

A alemã contou que não esperava sair vencedora naquela noite e que nem tinha um discurso pronto. A ficha só caiu quando ela percebeu que o câmera do evento estava focando em seu rosto após o anúncio de Serkis.

“Quando ele (Andy Serkis) disse o meu nome eu me senti surreal, eu estava tão chocada e confusa, eu só lembro de ver o câmera apontando focando a lente em meu rosto e foi quando eu entendi o que significava”, explicou.

Melina Juergens e Andy Serkis

Melina recebeu o prêmio de Melhor Performance no The Game Awards diretor das mãos de Andy Serkis

Sem sonhar que um dia ganharia um prêmio por atuação em algum jogo, a agora premiada atriz de captura de movimentos afirma que lembrará desse dia como um dos mais memoráveis de sua vida.

“Eu não pensei que iria ganhar, porque a competição era tão difícil, então eu nem preparei um discurso. Foi um grande sentimento obter o meu primeiro prêmio, nunca pensei ter algum tipo de prêmio, especialmente por atuação. Mas estou tão feliz com o reconhecimento e esse dia definitivamente será um dos dias mais memoráveis ​​da minha vida”, acrescentou.

Próximos passos na carreira

Com o reconhecimento recebido em forma de prêmios, Melina Juergens pretende seguir atuando, mas sem deixar a sua carreira como editora de vídeos de lado. Ela espera que novas oportunidades surjam em breve para emprestar sua interpretação a personagens de jogos.

“Sim, ainda estou trabalhando como editora de vídeos e viajando muito para visitar vários eventos e cerimônias de premiação. Acabei de participar de algumas premiações em Bilbao e Nova York e tenho mais algumas para participar. Se surgirem outras oportunidades interessantes, ficarei feliz em atuar um pouco mais”, conta.

“O meu próximo passo é continuar trabalhando como editor de vídeo e talvez entrar em contato com algumas agências de atuação para ver quais possibilidades existem. O ideal seria continuar fazendo as duas coisas, parte do tempo com edição de vídeo e outra parte atuando. Eu gosto de fazer tipos diferentes de trabalhos, isso mantém as coisas interessante”, conclui.

Melina Juergens

Férias no Brasil

A agora atriz de mocap esteve no Brasil no mês de janeiro, viajando por algumas cidades de São Paulo junto de seu noivo, o lutador de MMA Ederson Lion Macedo. Com o futuro marido vivendo em Hong Kong, a alemã passa grande parte do seu tempo no país asiático.

No Brasil, ela passou por Mogi das Cruzes para visitar a família de Ederson e mostrou como ficou feliz em poder comer churrasco, pescar e andar a cavalo no local, além de todos os momentos em família que passou.

“Sim, meu noivo Ederson Lion Macedo é um lutador brasileiro de MMA, mas atualmente ele vive em Hong Kong, por isso eu gasto grande parte do meu tempo em Hong Kong. Nós visitamos a família dele em Mogi das Cruzes em janeiro e passamos duas semanas juntos curtindo momentos de família, churrasco brasileiro, pescando e andando de cavalo. Eu realmente amo o campo de lá”, destacou.

Em sua terceira passagem pelo país, ela também visitou a região litorânea de Ilha Bela, onde conheceu as cachoeiras e praias que tornam a região tão bela quanto seu nome diz. Juergens já pensa em sua próxima visita para conhecer mais de outras regiões do Brasil.

“Nós também viajamos para Ilha Bela por alguns dias para explorar as cachoeiras e praias, foi uma grande aventura. Eu estou muito feliz em poder visitar o Brasil, eu amo o país, as pessoas, a comida e também estou tentando aprender um pouco de português. Esta foi a minha terceira vez no país. Eu já estive em Recife e em São Paulo por duas vezes. Mal posso esperar para voltar e explorar novos lugares”, finalizou.

The Seven Deadly Sins: Knights of Britannia é divertido, mas focado para fãs

Próxima Notícia »

Sword Art Online: Fatal Bullet tropeça em seu ritmo lento