Resident evil 2

Resident Evil 2 completa 20 anos e foi responsável por popularizar a franquia

No dia 21 de janeiro de 1998 um verdadeiro clássico dos vídeo games ganhou vida: Resident Evil 2. Depois de 20 anos de seu lançamento, o título ganhou um lugar especial no coração dos fãs da franquia e também dos que não são tão fãs assim, pois foi o grande responsável por popularizar a marca da Capcom e se consolidar como o maior nome do survival horror.

Posso dizer que Resident Evil 2 foi um dos primeiros jogos que tive contato no PlayStation. Lembro de estar com meus 7 anos e ver o meu irmão mais velho se divertindo com a tensão do jogo, buscando sobreviver contra as hordas de mortos vivos e desvendar os mistérios que envolviam a trama.

O título vinha com dois CD’s: em um você jogava como Leon S. Kennedy, o novo protagonista que chegou para o seu primeiro dia de trabalho na Polícia de Raccoon City, mas acabou encontrando toda a população transformada em zumbis. No outro, Claire Redfield era quem tomava a frente, buscando informações do paradeiro de seu irmão Chris, membro da S.T.A.R.S. e que descobriu a trama envolvendo a corporação Umbrella com o chamado T-Vírus.

Resident Evil 2 trouxe uma grande melhoria gráfica para a franquia na época, além de trabalhar muito mais o clima de tensão e suspense, com uma trilha sonora maravilhosa. Você sempre andava com todo o cuidado possível por todos os pontos do mapa, principalmente nos corredores apertados da Delegacia de Raccoon. Aquela parte em que Leon passa por um corredor e acaba sendo segurado por diversas mãos de zumbis me pega no susto até hoje.

RE2 trazia uma enorme quantidade de puzzles que obrigavam os jogadores a pensarem em formas de resolvê-los para conseguir avançar na trama. Sendo jovem, posso garantir que o jogo foi responsável por desenvolver um pouco do meu raciocínio, além de me fazer entender a língua inglesa para facilitar o meu progresso. Mesmo assim, ficava horas rondando as áreas em busca dos itens para não ficar travado em certo ponto do jogo.

Personagens viraram queridinhos

O segundo capítulo da franquia nos colocou para sobreviver ao horrores da cidade de Raccoon e nos apresentou a Leon S. Kennedy, que certamente se tornou o protagonista preferido dos jogadores.

Com cabelos ruivos na época, o jovem policial não teve a ajuda de outros policiais para descobrir os planos da Corporação Umbrella, que havia soltado o T-Vírus em toda a cidade e também criou armas biológicas que ficaram fora de controle, todos com a ajuda do cientista William Birkin e Albert Wesker.

Leon conquistou tanto o coração dos fãs que acabou retornando em Resident Evil 4 – quando a franquia passou por mudanças drásticas em suas estrutura de jogo – e também foi um dos rostos de Resident Evil 6. O policial, que acabou se tornando funcionário do governo norte-americano e ficando loiro. Ele também foi o protagonista de diversos filmes em animação de Resident Evil, mostrando o tamanho de sua importância na série de vídeo games.

Claire Redfield não ficou tão famosa quanto o seu companheiro, mas também ganhou destaque em Resident Evil: Code Veronica, Resident Evil Revelations 2 e um dos filmes em CGI.

Além da dupla, Ada Wong foi outra que ficou muito famosa em Resident Evil 2. Com suas intenções reais envoltas em mistério, a agente especial ajudou Leon a derrotar o Tyrant no clímax do jogo e também viver uma relação de amor com ele, apesar de sempre velada. Ela também esteve em Resident Evil 4, Resident Evil 6 e nos filmes.

Grandiosidade que merece um remake

Em 2015, a Capcom anunciou que Resident Evil 2 ganharia um remake para a nova geração de consoles. Desde então, nada mais foi divulgado pela publisher japonesa.

No fim de 2017, as contas de Resident Evil nas redes sociais começaram a realizar algumas mudanças, indicando que algum anúncio estaria próximo de acontecer.

Não seria surpresa se Resident Evil fosse anunciado em breve, mas acredito que isso acontecerá em junho, durante a E3 e com lançamento para o segundo semestre para celebrar os 20 anos de um dos grandes jogos da história.

Resident Evil 2 se manteve novo nessas duas décadas de vida e promete continuar vivo na mente das novas gerações de jogadores que poderão conhecer esse clássico.

Diretor confirma que God Of War não terá passe de temporada

Próxima Notícia »

Diretor de The Last of Us explica saída da Naughty Dog