Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 dá fim digno para a série

A franquia Ultimate Ninja Storm chegou ao fim com Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4, game que conta o fim da Quarta Grande Guerra Ninja e a batalha derradeira entre o protagonista que dá o nome ao game e seu eterno amigo e rival, Sasuke Uchiha. A despedida da série não poderia ter ficado mais bela, com animações espetaculares que passam toda a grandiosidade que o anime apresenta na televisão.

Lançado para Playstation 4, Xbox One e PC, o novo título de Naruto é o primeiro a chegar para atual geração de consoles e aproveita muito bem o potencial dos consoles. Quem já é velho de guerra da franquia não vai se surpreender com a jogabilidade, que não mudou muito em relação a Ultimate Storm Revolution de 2014.

O modo história é o que mais chama a atenção. Muito bem feito e apresentando de forma fiel os detalhes já conhecidos no anime e dando um gostinho do que está por vir, já que a história de Naruto na TV ainda não chegou ao fim, fiquei maravilhado com a qualidade gráfica e carinho que a desenvolvedora teve para criar os eventos finais da batalha contra Madara Uchiha.

Caminhando entre a luz e a escuridão

O jogo dá os caminhos Yin e Yang, representados respectivamente por Naruto e Sasuke, contando momentos da história em que são protagonistas. A trama também leva a eventos passados, como a batalha entre Hashirama Senju, o Primeiro Hokage, contra Madara Uchiha, passando pelo ataque da besta de Nove Caudas em que Minato Namikaze descobre que tudo foi arquitetado por Tobi, além da história do jovem Kakashi Hatake, Obito Uchiha e Rin Nohara, que possuem ligação com todo o enredo de Naruto.

ninetails-nsuns4

Algumas lutas não tradicionais também aparecem na trama. É possível controlar Kurama contra o Dez Caudas, como também jogar com o sapo Sr. Gamakichi e com o Susano’o perfeito. Tudo isso eleva a experiência e coloca grandiosidade aos eventos. Uma ótima adição foi colocar controles especiais em momentos chave das animações, como apertar o botão que aparece na tela com agilidade. O seu desempenho final contará para conseguir o raking S nas batalhas, algo que com certeza não será obtido de primeira.

Em certo momento, as histórias de Naruto e Sasuke chegam numa mesma linha e ambos voltam a ter que cooperar um com o outro para conseguirem deter o plano do mais temido dos Uchiha, que deseja criar um mundo sem guerras e batalhas por meio de uma ilusão (Genjutsu). Claro, depois eles precisarão resolver finalmente as suas diferenças de pensamentos para saber quem conseguirá implementar o seu “jeito ninja de ser”.

Jogabilidade e outros modos

Quem já jogou Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm não sentirá dificuldades para se adaptar. A jogabilidade é praticamente a mesma e alguns recursos outrora deixados de lado retornaram para o final da série, como a possibilidade de lutar pelas paredes. Também foram adicionados novos jutsus para alguns personagens, como o Sharingan Duplo de Kakashi.

Dessa vez, são mais de 100 personagens disponíveis no jogo, o maior de toda a franquia. É possível utilizar desde a fase jovem dos heróis como as versões dos filmes The Last e Boruto: Naruto The Movie.

Além do Modo História, o game traz os já conhecidos Combate Online, Combate Livre e Aventura. O Combate Livre não mudou, dando a chance dos jogadores se desafiarem em batalhas de Liga, Torneios e Sobrevivência.

O mais legal desses modos é o aventura, que apesar de curto, coloca os fãs para passarem por momentos emocionantes de outros jogos da franquia e do anime. Chamado de Fragmentos de Memórias, os jogadores conseguem lutar novamente em grandes passagens de Naruto e Naruto Shippuden, como na batalha entre Sasuke e Naruto no Vale do Fim, na luta contra Pain na Vila Oculta da Folha e no embate clássico entre Sasuke e Itachi Uchiha.

A Bandai Namco poderia ter trabalhado melhor nos seus modos fora da História Principal para que os fãs tivessem algo a mais para se desafiar e segurá-los por mais tempo no título, mas isso ainda não tira a qualidade do produto final.

Vale a pena jogar Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4?

Paramadara-hashirama quem é fã do anime e dos jogos de Naruto Shippuden, valerá cada minuto gasto à frente da TV. Como o anime ainda não foi finalizado, já dá para ter ideia de como ficará os momentos finais quando os fillers chegarem ao fim e os eventos principais voltarem para os holofotes.
O jogo de luta é um dos melhores lançados na geração PS4 e com certeza divertirá quem não tem muita vivência com a série também.

A Bandai Namco poderia ter feito uma versão para as gerações passadas, que acompanharam todos os outros títulos de Ultimate Ninja Storm.

Veredicto: 8,0

Pontos Positivos 

Modo História muito bem construído;
Fim da saga Naruto que ainda não se viu na TV;
Novos personagens e mais de 100 lutadores;
Novos golpes especiais;
Fragmentos de memória.

Pontos Negativos

Falta de outros modos chamativos e duradouros;
Poderia ter ganho uma versão para a geração anterior;
Algumas cutscenes com imagens estáticas.

Desafiador, Resident Evil 0 HD Remaster é obrigatório para fãs da franquia

Próxima Notícia »

Platinum Demo – Final Fantasy XV é mais um belo aperitivo aos fãs