PES 2016 confirma sua própria identidade e se afasta da rival Fifa

O jogo Pro Evolution Soccer parece ter desistido de tentar se aproximar das características de sua grande rival, a franquia Fifa da EA Sports. Os japoneses da Konami investiram em sua própria personalidade, criando um game de futebol mais rápido e menos complicado do que a da sua concorrente. Lançada no início da semana, a demo de PES 2016 deixa claro que a franquia pretende cativar o público com outros fatores e não com a sua jogabilidade.

Os times disponíveis para o teste são Bayern de Munique, Juventus, Roma, Brasil, França, Corinthians e Palmeiras, com os estádios Juventus Arena e Arena Corinthians liberados. A Atmosfera das torcidas foi um pouco decepcionante na demonstração e não empolgou. Os gritos de torcida poderiam ser mais recorrentes para dar um clima de arena acanhada e a famosa e temida pressão.

A jogabilidade não decepciona, mas não chega a brilhar os olhos. A troca de passes ocorrer com facilidade e o jogador pode controlar a força pela pressão imposta no botão. É raro errar um passe e os defensores precisarão estar atentos para antecipar e roubar a bola para contra-atacar. As finalizações ficaram muito genéricas e geralmente vão sempre ao gol.

O sistema de marcação lembra os títulos PES do Playstation 2. Basta segurar o X para conseguir pressionar o adversário e fazer a roubada de bola do rival. Uma grande diferença do Fifa, que dificulta ao máximo a forma de marcação, exigindo uma análise mais tática do jogador para não abrir espaços que podem ser fatais em certos momentos de uma partida.

totti

O ponto alto, como é recorrente na franquia, são os gráficos. Aproveitando todo o potencial dos consoles, PES 2016 trabalhou bem os detalhes dos estádios, e principalmente dos jogadores. É lindo ver os atletas com expressões de felicidade quando marcam gols, ou de desespero quando perdem um gol praticamente feito.

As comemorações também receberam um upgrade e chamam a atenção. Agora os jogadores recebem opções de celebrações no canto da tela. A famosa comemoração do italiano Totti, que tira uma selfie após balançar as redes, está realmente presente e saiu bem fiel à versão original.

Muita coisa deve mudar e melhorar até o lançamento oficial de Pro Evolution Soccer 2016, que acontece no dia 15 de setembro. A Konami acerta em expandir o terreno já conhecido pelos fãs da franquia e buscar novos jogadores oferecendo uma alternativa mais simples e menos estressante do que o complicado, mas ótimo Fifa.

Usuários conseguem baixar beta de Call Of Duty: Black Ops 3 sem adquirir jogo na pré-venda

Próxima Notícia »

Until Dawn e coletânea de Gears of War chegam às lojas; confira lançamentos